Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Ilha Christmas

A Ilha ChristmasPB ou Ilha do NatalPE , de nome oficial Território da Ilha Christmas, é um dos territórios da Austrália.

A capital desta pequena ilha, de cerca de 135 km², é Flying Fish Cove, conhecida como The Settlement. Tem cerca de 1 402 habitantes (2007).

História

Visitadas pelos navegantes malaios desde tempos remotos, foram incluídas nos mapas dos navegadores ingleses e holandeses no início do século XVII. O atual nome terá sido dado por William Mynors da East India Ship Company, que aí aportou no dia de Natal de 1643.

A Ilha Christmas esteve desabitada até 1890, data em que uma população constituída por chineses e malaios foi trazida, com o objectivo de explorar as minas de fosfato. A ilha, que dependia da colônia britânica de Singapura, foi transferida para a Austrália em 1° de outubro de 1958. A partir de 1981, os residentes foram considerados aptos a adquirir a cidadania australiana. Em 1984, o governo da Austrália estendeu à ilha benefícios de seguridade social, saúde e educação e outorgou direitos políticos aos novos cidadãos. O imposto de renda foi introduzido a partir de 1985.

O foco da vida local era a Comissão de Mineração do Fosfato, onde trabalhava praticamente toda a população. Em 1987, as autoridades fecharam a mina, que foi reaberta, em 1990, por operadores privados, porém sob estritas condições de preservação do meio ambiente. Em 1991, foram efectuados investimentos para desenvolver o potencial turístico da ilha.

Geografia

A Ilha Christmas situa-se no Oceano Índico, a 2 500 km a nordeste de Perth, Austrália e a 380 km ao sul de Java, Indonésia. Montanhosa, formada por erupções basálticas no passado, formando um planalto central que atinge o ponto mais alto com 361 m em Murray Hill; e árida em boa parte do ano com seu clima predominantemente seco, salvo pelas monções índicas.

Demografia

Composição étnica: 70% de chineses, 20% de europeus e 10% de malaios.

Religião: budismo 36%, islamismo 25%, cristianismo 18% e taoísmo 15%.

Idiomas: o inglês é a língua oficial, mas chinês e malaio também são falados.

Economia

A moeda é o Dólar australiano.
Related Posts with Thumbnails